quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Desmame e alimentação!

Boa noite pessoas lindas!
Depois de alguns dias sem nenhuma postagem, vim falar sobre algo que está acontecendo comigo/conosco!
Sou mãe de 3....uma linda princesa de 20 anos, um lindo e querido de 17 anos e um bebê muito lindo e fofo de 2 anos completados recentemente (há 15 dias exatamente). E dessa minha experiência sobre maternidade, posso dizer de boca cheia que cada gestação é diferente, cada filho tem sua personalidade e o desmame de cada um é muito diferente!
Meus três filhos foram amamentados, no entanto o desmame de cada um foi totalmente diferente! 
A começar por minha filha mais velha que desde pequerruchinha já era hiper ativa, sempre na frente, há minha frente sempre, surpreendeu a todos quando nasceu de 7 meses e se desenvolveu muito rápido, e com 4 meses o amamentar era pouco pra ela, e comecei a complementar com mamadeira e outros leites e sabores e com 7 meses de idade foi deixando de lado o peito e já se alimentava de tudo um pouquinho, já meu filho do meio, sempre foi muito calmo e tranquilo, mamava e dormia, ele pegou chupeta e adorava, no entanto quando dormia largava e eu não colocava novamente, depois dos 6 meses quando comecei a introduzir outros alimentos ele começou a querer menos o peito, neste período ofereci a mamadeira como complemento e aos 8 meses largou o peito e a chupeta e dormia tranquilo a noite toda!
E consequentemente como os dois foram aos poucos deixando o peito e comendo bem, a transição foi tranquila para eles e para mim também, pois meus peitos não incharam/encheram mais, e deu tudo certo!
Agora vamos as aspas....hehehe.....estou em processo de desmame do meu terceiro filho e socorrroooooo!
Não está nada fácil, bom pra começar meu pequeno de 2 anos não foi com a cara das frutas, desde que comecei a iniciar na sua alimentação aos 6 meses, até então ele só mamava no peito, depois veio a vez dos salgados, sopinhas, caldinhos, tinha dias que sim outros não, nada de comer direito, e por aí foi e continuou até semana passada. Levei ele em alguns pediatras e todos me disseram que se o aleitamento atrapalhasse a alimentação dele que então estaria no momento do desmame, mas eu torcia meu nariz! Capaz...pensava eu, ele mama mas come, dia sim, dia não, nos dias que ficava mais dengoso era só peito e nada de comer, nem qualquer outro leite também, nem frutas ou verduras!
E agora? Bem...pensava, são fases, logo ele come melhor, mas este dia não chegava! Mas... eu amo amamentar meu filho, é nosso momento lindo e carinhoso e o tanto que ele ama, aaaaa quando ele quiser ele para sozinho e pronto! 
Até semana passada, onde ele passou 3 dias mamando sem comer quase nadica, e me deixando com os peitos doloridos e sem me deixar fazer nada nada nada, nem ir ao banheiro mais eu podia, ele só queria mamar e mais nada, isso me estressou e vi que não ia melhorar e a tendência era piorar!
Então decidi pelo desmame, ai como eu queria que fosse fácil!
Na manhã seguinte dei o último mamá e acabou, peguei um pouco de pó de café com água, sujei os peitos e quando ele pediu disse que estava sujo, ele tentou mamar mas fez nojo, e tentou no outro também e fez ecaa! (A receita do pó de café é da minha afilhada que testou e aprovou no desmame de sua filha de 3 anos)
Bom, pensei que estava tudo resolvido né? Ele fez nojo não quis mais..vivaaaaa!
Mas socorro e eu? Pensei que eu não tinha mais tanto leite e que assim que ele parasse de mamar já secaria como foi os outros desmames, o quê?  Meus peitos incharam, empedraram, me deu febre , fiquei de cama mesmo, tive que tomar Dipirona pra baixar a febre e dor no corpo, mas tava dando certo e eu não ia desistir.
 Naquele dia ele comeu melhorzinho, iupiiii, olha aí, deu certo, mas chegou a noite e a choradeira pra mamar começou, e nem quis ver nenhuma das mamadeiras da coleção cara e linda que temos por aqui!(MAM, CHICCO, LILLO e etc). Chorou até dormir e dormiu soluçando, mas eu resisti, confesso que chorando também morrendo por dentro e de dor nos peitos duros que mais pareciam bolas de futebol de endurecidos, mas ele dormiu até de madrugada, no horário que ele mamava e quando ofereci o peito sujo ele fez nojo e chorou de novo até dormir!
De manhã ainda pediu pra ver, mas fez nojo e tomou um leitinho no copo! iupiii...
Durante o dia comeu melhor, mas foi chegando a hora de dormir e nada de pegar mamadeira ainda e de novo o choro reinou junto com um "cabô", "não quero", "mamãe","mamá cabô", e gritava o que a goela dava, até que dormiu soluçando de novo
Terceiro dia, e fiz minha tentativa com várias mamadeiras e ele escolheu na qual eu levava leite materno pra ele na UTI neonatal, uma pequenina da KUKA, bem simples como bico mais retinho nada ortodôntico ou qualquer outra coisa que chamasse a atenção....kkkk...(coisas de mãe).
Já eu corri e apelei pro meu gineco e pedi socorro, me mandou fazer compressas frias e se realmente era isso que eu queria, que fosse ao consultório pra ser examinada e tomar um remedinho pra ajudar a inibir a produção de leite! Fui correndo e de lá pra farmácia, cheguei em casa e já tomei...
E daí pensei, então vamos lá tomou sozinho mais umas 2 x a mamadeirinha de 70 ml, fiquei feliz, e a noite comecei a contar historinhas, cantar músicas calmas e ele dormiu no meu colo, eeebaaaa....descobri!
No outro dia comeu melhor e fomos ao mercado onde comprei uma mamadeira maior com o mesmo bico, e ele mamou um tanto a mais, comecei a colocar uns complementos no leite dele também, como cereais e vitaminas de frutas e ele tomou! Iupiiiiii.....
Foi assim durante mais dois dias, com choro na madrugada ainda, mas volta a dormir depois de chorar muito!
Bem...e hoje depois de comer bem durante o dia, tomou uma mamadeira cheia 220ml, sozinho e dormiu e eu aqui podendo escrever! E meus peitos ainda doem, mas estão desinchando devagar!
Acho que consegui, deu certo...
Ontem e hoje tomou iogurte, coisa que ele não fazia mesmo!

E o sonho de toda mãe é ver o filho se alimentando bem, saudável, feliz e sapequinha né!
E graças a Deus estamos no caminho certo!
E você o que acha, como posso melhorar a alimentação do meu baby?
Um grande abraço a todos e beijokas mil!!!

Imagens arquivo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário